Diversão em casa: Confira 10 dicas de brincadeiras para fazer com os pequenos

Diante do cenário no qual escolas suspendem aulas em todo o país, devido à pandemia do coronavírus é preciso criar uma rotina com a garotada, que agora, está em casa. Antes de tudo é preciso esclarecer que não se trata de férias escolares fora de época, não. Mas, que é a hora de adotar medidas de prevenção, exercer o cuidado consigo e com o outro e aproveitar o momento para estreitar laços com a família, amigos e com a escola. 

E isso pode acontecer por meio de atividades lúdicas. O ato de brincar exerce um papel extremamente importante na vida das crianças, pois é por meio dessas recreações que elas aprendem a importância de compartilhar, ajudar o outro e a relacionar-se em diferentes situações. É importante ressaltar, ainda, que durante essa integração é preciso dar liberdade para o diálogo, para que os pequenos desenvolvam a autonomia, senso crítico e se mantenham motivados.

A Maple Bear separou algumas dicas de atividades para contribuir com a diversão de toda a família. Até porque aprendizado e brincadeira caminham juntos. É brincando que as crianças desenvolvem emoções e criatividade. Para gastar energia:

Guerra de papel!
Que tal escolher um jogo por meio de uma guerra de papel? Isso mesmo! Para desenvolver a atividade separe algumas folhas de papel de preferência da mesma cor, e escolha um jogo, por exemplo: esconde esconde e videogame, para cada pedaço, amasse e comece a diversão com seus familiares. Depois, escolha uma ou mais bolinhas e comece a brincadeira!

Adivinhe que sombra é essa!
Use a criatividade para criar figuras de sombras! Para essa atividade é necessário apenas uma lanterna ou abajur, uma parede e a imaginação. Divirtam- se!

Caça ao tesouro!
Crie um mapa em uma folha de papel, algumas pistas enigmáticas, esconda o tesouro (pode ser qualquer coisa, um brinquedo, roupa, sapato ou comida) e comece a brincadeira!

Sessão de cinema em casa
Escolha um espaço, alguns filmes e prepare alguns snacks e aperte o play! Nesta atividade podemos incluir uma roda de conversa para debater as mensagens que aquele filme traz. É uma boa oportunidade para desenvolver o senso crítico da garotada. 

Crie a sua árvore genealógica
Que tal escolher algumas fotos e montar uma árvore genealógica? Esse é uma ótima oportunidade para contar histórias sobre membros da família ou até uma história engraçada por trás daquela fotografia. Aproveite o momento para ensiná-los o valor da família e se quiser se aprofundar que tal relembrar como eram tirados os retratos há alguns anos. 

Telefone sem fio
Forme um círculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do outro. Esta mensagem vai passando para adiante e cada um vai dizendo o que entendeu, ao final o último integrante vai repetir em voz alta, o que ouviu. E aí será que a mensagem permaneceu a mesma? Alerta de Spoiler: a risada é garantida!

Colorindo!
Para essa brincadeira separe alguns papéis, pincéis e tintas, giz de cera, canetinhas o que tiver em casa e deixem que os pequenos soltem a imaginação.

Hora da leitura!
Escolha uma história que seus filhos mais gostam e ao invés de ler ao pé da letra, que tal deixá-los contar um pouco, para garantir a diversão é preciso soltar a imaginação. Ao final vocês terão um “Era uma vez” personalizado.

Oh Stopppp!
No Stop!, a família definirá em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita “Stop!”.

Clean up!
Após tantas atividades que tal propor a brincadeira da organização? Esse é o momento propício para desenvolver habilidades como a colaboração, e ajuda ao próximo.

Leave A Comment?