Como está o planejamento da sua escola?

Os últimos meses do ano são decisivos para as escolas, tendo em vista que os pais já começam a planejar a educação de seus filhos para o próximo ano e consequentemente recebem contato de outras escolas e soluções educacionais. Portanto, construir um planejamento e atuar com prevenção neste período é fundamental, tendo em vista que a operação da escola no próximo ano letivo depende de resultados bem-sucedidos e de total engajamento da equipe para atingimento das metas.

Por isso, destacamos alguns itens importantes no planejamento de ações em sua escola:

Organize uma reunião geral com toda a equipe

Para garantir a efetividade durante o processo de matrículas e rematrículas, é essencial realizar um alinhamento com toda a equipe da escola para definir as responsabilidades e metas a serem cumpridas por cada um durante este período. Por meio de um planejamento colaborativo, a equipe estará alinhada e se sentirá à vontade para contribuir com novas estratégias. É importante que cada membro da equipe entenda que possui papel fundamental e interligado para o sucesso da escola, desde a equipe de atendimento (portaria, recepção, secretaria e etc.) até a pedagógica.

Crie planos de ação

Visando o atingimento das metas, sua escola deverá elaborar um plano de ação, a fim de definir os objetivos a serem alcançados e estratégias para obter um ótimo desempenho. Ao longo do acompanhamento, próximo item a ser abordado, é possível identificar causas que não contribuem para o crescimento da escola e necessitam de melhorias. Uma das metodologias mais simples que sua escola poderá adotar é a 5W2H, ferramenta que se baseia em um checklist de atividades, prazos e responsabilidades que promete aumentar a eficiência e clareza das ações de sua escola. Confira abaixo o significado de cada sigla:

5W:

– What (o que será feito?)

– Why (por que será feito?)

– Where (onde será feito?)

– When (quando será feito?)

– Who (por quem será feito?)


2H:
– How (como será feito?)
– How much (quanto custará?)

Acompanhe as metas criadas

Agora que sua equipe já está alinhada e estratégias foram definidas, o acompanhamento efetivo das metas e ações é essencial. Ao medir os resultados de sua escola semanalmente, será possível identificar se a meta estabelecida para este período tem sido alcançada. Utilize meios simples como um quadro branco e deixe visível em um local estratégico para que a equipe comercial ou administrativa registre informações e perceba evolução dos números como: meta de matrículas e rematrículas, número real de matrículas e rematrículas efetivadas, número de SLMs comprados e etc. É possível que ao longo do acompanhamento, sua escola entenda que os objetivos não foram definidos de forma atingível, portanto, não há problema em realizarem ajustes e desenvolverem um novo plano de ação para melhorar a performance dos resultados.

Caso sua escola já realize um planejamento com base nestes três pilares, vale rever os processos e desempenho da equipe a fim de aperfeiçoá-los. Não esqueça que ao longo do planejamento o relacionamento e alinhamento de expectativa com os pais é fundamental, seja por meio de informativos mensais, carta descritiva dos ganhos de conhecimento que os alunos terão ao permanecerem em sua escola, palestras, disparos de conteúdos via e-mail e whatsapp, encontros de pais e entre outros.

Aproveite e tenha acesso a mais dicas acessando a série de webinars realizados pela equipe de Implantação e Operações da Maple Bear Central Office. Acesse http://servicecenter.maplebear.com.br > Disco Virtual > Compartilhados comigo > Webinars.

Leave A Comment?